Dicas para maior sucesso no delivery de moda

  • Post by Portal do Fashion Delivery
  • Feb 04, 2020
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O serviço de delivery é muito popular devido à praticidade que oferece aos consumidores, de consumir no conforto de casa. Nesse âmbito, essa operação tornou-se popular também no ramo de moda, traduzindo-se diretamente no e-commerce. Porém, esse serviço não atende a demanda de todos: o experimentar, tocar o tecido, pedir opinião, ver o caimento ainda são imprescindíveis para muitos consumidores. Com isso, aliando o serviço ofertado pelas sacoleiras de roupas à tecnologia capaz de escalar o processo, surge o fashion delivery, totalmente adaptado às necessidades atuais dos consumidores de moda.

O sucesso do fashion delivery não é datado: seja em momento de crise, seja com a economia estável, o serviço ofertado com qualidade para os clientes tende a ter um retorno muito positivo para os lojistas. Para isso, preparamos algumas dicas para você, varejista de moda, que quer fazer redução de custos e ampliação de vendas.

1. Foque no relacionamento

Muitos lojistas fazem suas vendas através da loja física. Esse método de vendas apresenta custos como o aluguel, por exemplo, mas tem um diferencial atrativo para o cliente: o atendimento personalizado. A relação do cliente com o vendedor faz com que ele ofereça as peças já direcionadas para o tamanho e estilo do cliente, gerando uma venda assertiva. No fashion delivery, isso também pode ser ofertado pelo diálogo direto com seus clientes por WhatsApp ou até chamadas de áudios e vídeo que garantem não só entender o que eles buscam na hora da compra - o que vai sendo aprimorado a cada venda - quanto estreita os vínculos com a empresa. Além disso, utilize as redes sociais para relacionar-se com seu público e conhecê-los melhor! Curta e responda os comentários e mensagens e não esqueça de sempre mandar um recadinho para seus clientes mostrando que eles são importantes para a sua loja.

2. Explique o processo

Por ser um serviço que ainda está se popularizando no Brasil, o fashion delivery ainda é um processo que pode gerar muitas dúvidas no cliente. Por isso, é importante pensar em alternativas para potencializar a comunicação com o cliente para que ele consiga sanar suas dúvidas pelos canais da empresa. Assim, criar materiais gráficos para redes sociais que expliquem o passo a passo desde o envio até o retorno dos produtos, qual a área de abrangência da malinha, quais os métodos de pagamento, horários de atendimento e até mesmo respondendo as dúvidas mais frequentes pode ajudar a otimizar o atendimento. Contudo, ofereça um meio de contato para conversar e sanar demais dúvidas dos seus clientes.

3. Atente para o tempo

Todos os serviços de entrega trabalham com a expectativa do cliente referente aos horários, logo, a pontualidade é primordial. Por isso, combine diretamente com o cliente quando será a entrega e retirada da bag e quem irá receber e devolvê-la para que tudo saia como planejado, evitando incômodos e surpresas nesse processo. Prefira dar um prazo que você garante que consegue cumprir do que antecipar ao máximo sem a segurança de que chegará no momento planejado. Para tanto, dentro da empresa também é preciso ter os meios de entrega bem definidos. Ademais, para garantir conforto ao seu freguês, estabeleça um prazo razoável de tempo para que ele possa experimentar com calma - sugerimos ao menos uma noite -, mas sem comprometer a quantidade de produtos em seu estoque.

4. Divulgue seus produtos

A divulgação é peça chave para garantir sucesso na venda de qualquer produto. Para tanto, é importante entender qual o público-alvo para que se descubra onde e como comunicar. Quem são as pessoas que gostariam de vestir as peças que você oferece? Qual sua idade e gênero? Isso vai ajudar a definir em qual canal deve-se divulgar suas peças, pois seja por Instagram, WhatsApp, Facebook ou site da loja, o melhor lugar é onde o cliente está. Ainda pautado no público, pode-se descobrir qual a forma de se comunicar com esse cliente ou cliente em potencial. O uso dos stories das redes sociais tem se mostrado um grande aliado na hora da divulgação das peças da loja, por isso, a divulgação constante e persistente por esse meio pode garantir muito sucesso.

5. Diversifique as formas de pagamento

Além dos métodos convencionais, como dinheiro e cartão, é interessante oferecer outros métodos de pagamento que sejam mais práticos para o cliente. A transferência bancária hoje, por exemplo, pode ser feita pelo celular, sendo uma possibilidade cômoda e acessível para muitos consumidores. As plataformas de pagamento online também estão cada vez mais populares devido à praticidade e rapidez do processo para o cliente e segurança para o lojista. De qualquer forma, apresentar os diferentes métodos de pagamento para o cliente faz da sua empresa seja transparente para com os consumidores.

6. Priorize sua segurança

Se você pretende escalar o seu procedimento de delivery, é importante que isso seja feito de forma segura. Para tanto, não hesite em perguntar os dados pessoais do seu cliente - seja para o procedimento de análise ou não - e avalie a criação de uma política de uso que proteja sua empresa, principalmente quando o objetivo é escalar o processo pela captação de novos compradores. Além disso, novamente a comunicação é fundamental. Reitere como se dará o processo e tenha isso registrado. Ademais, enviar uma lista com os produtos e valores dentro da bag também é uma forma de preservar a empresa.

Esperamos que essas dicas ajudem a garantir ainda mais sucesso no seu fashion delivery!

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