Fashion delivery: como prepará-lo para o Natal

  • Post by Portal do Fashion Delivery
  • Jan 01, 0001
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O Natal é um momento muito especial por todo seu simbolismo, pelo sentimento de renovação e esperança. É um momento onde muitas pessoas expressam seu carinho dando mimos umas às outras, o que exige dos lojistas preparação para atender essa demanda.

Em 2020, muitos dos que acompanham o mercado de moda perceberam grandes mudanças: a demanda por máscaras surgiu, os clientes requisitaram, mais do que nunca, peças confortáveis, ajustáveis e com tecidos mais agradáveis para o home office e o próprio fashion delivery sagrou-se a maior tendência desse período. Quem conseguiu pescar essas necessidades e aplicá-las no seu negócio esteve à frente em um ano tão conturbado. Para tanto, preparamos algumas dicas a serem observadas pelos varejistas que trabalham com envio de malas na hora de planejar o Natal em 2020:

1. Atente-se para o estoque:

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 81% das pessoas pretendiam fazer compras no Natal em 2019, sendo o ramo de moda e acessórios o mais cotado para presentes. Por isso primeira sugestão é: atente para as demandas. As pessoas estão aderindo cada vez mais pela compra em casa e no Natal, além de peças para si, é comum que sejam comprados presentes. Portanto, é necessário conhecer bem seus clientes e refletir sobre como ampliar essa experiência. Às vezes, a resposta é ampliar o nicho de produtos para conseguir atender àqueles que seus consumidores querem presentear. Para exemplificar, trouxemos o case da Reserva que, no dia dos pais, em vez de focar somente em roupas masculinas adultas, ampliou a experiência de compra oferecendo modelos de blusas personalizadas no modelo tal pai, tal filho. Assim, continuou tendo os homens por público-alvo, mas atingindo diferentes faixas etárias. Da mesma forma, vale pensar quem e como a sua clientela presentearia no Natal. Por exemplo, se você atende o público infantil, pode inserir entre os itens da bag uma caneca para presentear o pai da criança. Ou se atende o público feminino, incluir acessórios ou cosméticos para presentear a mãe dessa mulher.

Além disso, dependendo do perfil do seu cliente, pode ser que outras pessoas morem com ele e também tenham uma demanda de roupas novas para essa data tão especial, o que gera mais uma oportunidade para que você consiga ampliar suas vendas nesse período. Não seria ideal atender esse cliente, os que moram com ele e também a necessidade de presentes de Natal com uma só malinha e sem que ele precise sair para shoppings e lojas? De toda a forma, planeje-se com antecedência para conseguir caçar essas chances e girar o estoque sem frustrar clientes por falta de produtos ou frustrar a si por causa do estoque parado. Ter o pé no chão e analisar os números é a chave.

2. Cuidado com as peças:

Infelizmente a Covid-19 ainda não deu trégua! Por isso, ainda é importante manter alguns cuidados com a higienização e desinfecção da mala e, principalmente, dos produtos quando são enviados e também quando retornam. Para isso, estabeleça por padrão o uso de luvas e máscara na hora de montar a bag, desfazê-la e manusear as peças. Além disso, utilize produtos e soluções sanitizantes, como o álcool a 70% ou produtos específicos como os sprays Visto.Bio, Lysoform ou Microbac. Lembre-se sempre de pesquisar a eficácia desses itens. Apesar de não haver estudos conclusivos sobre a duração do coronavírus em roupas, de acordo o virologista Flavio Fonseca, o vírus pode durar entre 72 e 96 horas em alguns tecidos. Por isso, busque deixar as peças em quarentena após o retorno da casa dos clientes. Por fim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o calor de 56° C mata cerca de 10 mil unidades de coronavírus por 15 min (redução rápida), portanto, sugerimos a também utilização de vaporizadores (também conhecidos como passadeira a vapor ou steamer) de alta temperatura nas peças.

3. Antecipe suas ações de vendas:

É nesse momento do ano, em outubro, que as campanhas de Natal devem começar a ser elaboradas. Necessita-se preparar a estratégia e os materiais promocionais referentes focando no que será oferecido como benefício para o cliente nessa data: status, experiência, melhor valor? De qualquer forma, utilize bem as redes sociais, incluindo canais diretos como WhatsApp e e-mail, divulgue e não esqueça de explorar uma das vantagens que o envio de bag fornece: você consegue enviar materiais para a casa do cliente e que ele com certeza vai ler. Utilize dessa oportunidade não somente para divulgar suas promoções e campanhas, mas para fidelização do cliente através da personalização. Pense na possibilidade de limpar seu estoque e ampliar suas vendas criando promoções como descontos progressivos, compre duas peças e leve três, combos de peças e lembre-se sempre de sinalizar na etiqueta qual era o valor anterior (o clássico “de:R$X por:R$Y”) para mostrar que está mesmo valendo a pena.

O que achou das nossas dicas? Esperamos que tenha gostado e desejamos um Natal rico em vendas e repleto de felicidade para você!