Fashion Delivery - a tendência do varejo de moda

Se o cliente pudesse levar os produtos da sua loja para casa, antes de fazer a compra, para experimentar as peças e escolher com tranquilidade, ele certamente ficaria muito mais à vontade para tomar a decisão de compra, certo? Agora imagine se isso fosse feito com segurança e comodidade também para você, lojista, sem riscos de prejuízo por extravio ou dano aos produtos, com controle de estoque em trânsito e validação da compra a distância. 

Fashion Delivery

fashion delivery, ou delivery de roupas, está transformando o varejo de moda e a forma como lojistas e clientes se relacionam no mundo todo, com enormes vantagens para os dois lados: da diminuição dos custos operacionais à economia de tempo.

Pesquisas realizadas junto ao varejo de moda apontam que, quando o consumidor leva a peça até o provador, a probabilidade de a venda ser concretizada chega a 87%. Se o cliente receber em casa uma maleta de roupas personalizada, com produtos selecionados de acordo com tamanhos, cores e outras preferências informadas previamente, as chances de compra tendem a aumentar ainda mais. 

Conheça abaixo todas as vantagens do fashion delivery e saiba como iniciar a operação no seu negócio.

Delivery de roupas: as novas sacoleiras

A prática de deixar maletas de roupas na casa dos clientes não é novidade, sendo popularmente conhecida no Brasil pelas chamadas sacoleiras - em geral, vendedoras sem loja própria, que deixam as malas com os produtos na casa de seus clientes mais fieis. 

Recentemente, o mercado de moda passou a olhar com mais interesse para o potencial desta atividade, antes conduzida de maneira informal. Hoje já existem ferramentas e softwares específicos que fazem do fashion delivery uma das mais eficientes e seguras formas de vender no varejo de moda, tanto para lojas físicas quanto para e-commerce. 

No Brasil, o setor vem ganhando cada vez mais espaço. A Mai&Mai, de São Paulo, é um exemplo de marca que atualmente prioriza o delivery como estratégia para chegar às atuais consumidoras e também conquistar novas clientes. Outras lojas já utilizam exclusivamente o delivery de bags personalizadas como forma de comercializar seus produtos, é o caso da Upperbag.

O melhor de dois mundos

Abrir uma loja física é, sem dúvida, um negócio de risco, especialmente por conta dos altos custos envolvidos. Aluguel, salários, contas, impostos, manutenção e segurança são apenas algumas das despesas mensais fixas, ou seja, que independentemente do faturamento precisarão ser pagas. Isso para não falar nos custos iniciais com reforma e mobiliário para montar a loja, além de luvas no caso de shoppings, e investimento em publicidade. Some-se a isso o fato de que cada vez menos pessoas têm tempo de ir às lojas, ao passo que pontos comerciais privilegiados já não garantem sucesso nas vendas.

Por outro lado, embora com investimentos mais baixos e oferecendo a conveniência da compra remota, o e-commerce no segmento de moda também possui limitações. De acordo com a pesquisa E-Commerce Radar, a taxa de conversão (ou seja, a relação entre os acessos e as compras efetivamente realizadas) nas lojas online do Brasil foi de 1,4 % para moda e acessórios, no primeiro semestre de 2017. 

Já um estudo do Sebrae mostra que o e-consumidor brasileiro ainda resiste a comprar roupas online, por não poder experimentar os produtos (59%) e por medo de não receber os itens comprados (20%), com dificuldades críticas no setor de pós-venda por atrasos na entrega e insatisfação com o produto adquirido.

Diante disso, o fashion delivery é a solução ideal para diminuir custos de investimento em lojas físicas e eliminar os entraves que ainda existem no e-commerce.

Vantagens para o lojista:

  • Baixo custo inicial e operacional
  • Alta taxa de conversão em vendas
  • Relacionamento personalizado com o cliente
  • Segurança na operação
  • Estoque circulando fora da loja
  • Controle de todas as etapas da operação


Vantagens para o cliente:

  • Receber os produtos em casa, sem precisar se deslocar até a loja ou o shopping
  • Poder ver, tocar e vestir as peças antes de comprar
  • Escolher o melhor momento para experimentar as peças
  • Combinar com itens que já possui
  • Pedir a opinião das pessoas com quem convive
  • Curadoria de peças
  • Tranquilidade para tomar a decisão de compra


Como funciona a operação

Atualmente já existem ferramentas que possibilitam realizar a operação do fashion delivery com controle e segurança. O Simbio·Bag é o primeiro sistema de Fashion Delivery do Brasil, foi vencedor do 1º lugar no prêmio de inovação na Feira Brasileira do Varejo em 2017 e vem conquistando clientes no Brasil e na França. 

Através do sistema lançado pela Simbio, é fácil realizar toda a operação de montagem, entrega, devolução e controle das maletas de roupas. Veja como é simples:

  1. Após inserir os produtos no sistema, o lojista monta as bags com os itens que desejar, podendo basear-se no cadastro de estilo dos clientes, também incluído na plataforma.

  2. Com a bag montada, é possível solicitar uma pré-autorização do valor dos produtos no cartão de crédito do cliente. Esta reserva só será utilizada se ocorrer dano ou extravio a um ou mais produtos.

  3. Depois disso, a bag é enviada ao cliente, que escolhe o melhor momento para ver e experimentar as peças. 

  4. Com os itens escolhidos, a compra é efetuada pelo próprio cliente, em casa, através do link enviado pelo lojista.

  5. Agora é só combinar o momento de recolher a bag na casa do cliente, fazer a conferência dos produtos devolvidos e concluir a operação.

Operação Bag

Todas estas etapas são atualizadas e monitoradas via Simbio·Bag, de modo que o lojista saberá onde está cada uma das suas maletas e cada um dos seus produtos.

Entre outras opções disponíveis na ferramenta, é possível escolher por quanto tempo a maleta ficará com o cliente e se haverá ou não cobrança de frete.

Como iniciar e captar clientes

Com os produtos e o Simbio·Bag você já pode começar a operar com fashion delivery, não sendo necessário uma loja física e nem mesmo um site para isso.

É possível captar e chegar aos clientes de diferentes maneiras:

  • Divulgando looks em diferentes redes sociais (Instagram, Facebook, Pinterest e outras) e perguntando quem gostaria de receber as peças em casa para experimentar;
  • Divulgando looks diretamente para aqueles que já são clientes, via ferramentas de comunicação como WhatsApp, Messenger e E-mail;
  • E-mail marketing;
  • Se a sua loja tiver um e-commerce, poderá oferecer as bags paralelamente às compras diretas;
  • Compra continuada: quando a cliente vai até a loja física, é possível oferecer as bags com sugestões de looks para experimentar em casa, continuando a compra e aumentando as possibilidades de venda.
  • Simbio·Totem: A Simbio oferece a solução de um totem instalado em locais de grande movimentação de pessoas, onde o cliente escolhe os produtos para receber e experimentar em casa, antes de comprar.

CONCLUSÃO

É fácil e seguro colocar seu produto na casa do cliente utilizando o Simbio·Bag. Não é preciso ter loja física, e nem mesmo um site ou loja virtual, para iniciar as operações: basta ter os produtos e a maleta, enquanto o Simbio·Bag ajuda a implementar e controlar o processo. Capte novos clientes e traga os antigos de volta por meio de redes sociais, e-mail marketing e venda continuada. Com menos riscos e investimentos reduzidos é possível circular o estoque e aumentar as vendas.

Fashion Delivery

FAQ's

Preciso ter um site para operar com a maleta de roupas Simbio·Bag no meu negócio? Não. A captação de clientes e a divulgação das peças pode ser feita de várias formas, tanto em redes sociais quanto diretamente para os clientes já cadastrados. Além dos produtos, é importante publicar ou enviar um questionário de estilo para ser preenchido pelo cliente, para ajudar na curadoria das peças que irão compor a maleta. Se você já possui ou pretende mesmo assim ter um site, é possível oferecer a bag como alternativa à compra direta.

Preciso ter uma loja física? Não. Com as bags você só precisa ter um lugar para armazenar o seu estoque. O contato com o cliente pode ser feito de diferentes maneiras, principalmente utilizando as redes sociais. 

Preciso criar a minha maleta ou a Simbio·Bag fornece? Em breve o Simbio·Bag oferecerá opções de maletas para o transporte dos produtos, mas é recomendável que o lojista crie uma bag que fale a língua da sua marca, transformando-a inclusive em um produto exclusivo. Muitos lojistas que já utilizam o fashion delivery oferecem a própria bag como produto à venda, enviando junto uma sacola alternativa para a devolução dos itens não adquiridos, caso o cliente queira ficar com a bag.

Como é feita a entrega das bags? O lojista escolhe a melhor forma de fazer a entrega. A Simbio incentiva o uso de bike boys para contribuir com um mundo menos poluído.

E se um cliente não devolver os produtos? Com o Simbio·Bag, o lojista tem a opção de fazer uma reserva (pré-autorização) do valor dos produtos no cartão de crédito do cliente antes de enviar a bag, garantindo total segurança à operação. O cliente tem acesso à política de uso da loja, na qual estão listadas as situações em que seu cartão poderá ser debitado por decisão do lojista, e só então autoriza a reserva do valor. Caso os produtos sejam extraviados ou retornem com alguma avaria, o lojista pode debitar o valor correspondente do cartão do cliente, de acordo com a política de uso.

Quanto custa? Acesse www.simbiobag.com.br e veja como adquirir o Simbio·Bag para a sua loja.