Como montar suas bags?

Qual a melhor estratégia para montar a bag? Quantos itens devo enviar? Qual o mix ideal?
Você que está começando a fazer Fashion Delivery na sua loja, as famosas malinhas, deve ter todas estas dúvidas, certo?

Uma bag que converse com o estilo do cliente tem bem mais chances de satisfazer as necessidades dele, o que se reflete em índices de conversão e satisfação superiores. Para isto, você tem que saber criar uma bag eficiente. Mas o que é uma bag eficiente afinal?

A média da taxa de conversão das bags enviadas por nossos clientes é superior a 60%*, em alguns casos chegando a 90%*. A média do percentual de venda com relação ao valor total da bag é superior a 30%*, quando se montam bags eficientes. O que significa que uma bag de R$ 2.000 enviada ao cliente tem 60% de chance de gerar uma venda de aproximadamente R$ 600 em produtos desta bag.

*dados empíricos aproximados observados em clientes anônimos com produtos que possuem preço de venda médio de R$ 150 no período de março/18 a julho/18.

Caso a sua operação de bags tenha números próximos a esta realidade, você está dentro da média em relação a outros negócios que também praticam a venda através de bags. E são esses números que nos fornecem um parâmetro de bags eficientes e ineficientes.

Foco em personalização

A melhor maneira de obter as informações necessárias do seu cliente para personalizar com sucesso a bag que será enviada a ele é através do FORMULÁRIO DE ESTILO, que nada mais é do que uma série de perguntas sobre como ele se relaciona com os produtos que você comercializa. Por exemplo, quais peças de roupas ele mais usa; quais cores prefere; e quais não gosta; qual o seu estilo (casual, formal, aventureiro, etc); formato do corpo; etc.

Exemplo de formulário de estilo da Comas, empresa de fashion delivery de São Paulo *Exemplo de formulário de estilo da Comas, empresa de fashion delivery de São Paulo

Caso o cliente seja antigo, convém observar seu histórico de compras. Não envie peças similares à outras que já foram recusadas por este cliente. Analise as peças que ele geralmente compra e seja mais assertivo na escolha. As redes sociais do cliente também são um importante modelo para inferir o seu estilo. No próprio formulário de estilos, coloque um campo questionando as redes sociais mais comuns do seu cliente.

Looks completos nas bags

A quantidade de peças enviadas em uma bag geralmente varia entre 20 e 30 peças distintas, alguma empresas enviam até 50 itens, vai depender bastante da sua disponibilidade de estoque e tamanho da bag (maleta).

Uma vez que sabemos o estilo do cliente (através do formulário de estilo), use e abuse de sua criatividade para montar looks completos, dos pés à cabeça, que conversem com o estilo do cliente. Inclua, inclusive, mimos e acessórios que não necessariamente sejam o foco do seu negócio, como um livro ou uma peça de decoração que talvez aquele cliente se agrade. Isso ajuda a aumentar o engajamento do cliente e pode render boas surpresas.

Mix de estilos oferecidos pela Stitch Fix, empresa de fashion delivery americana *Mix de estilos oferecidos pela Stitch Fix, empresa de fashion delivery americana

Outro detalhe interessante no momento da montagem da sua bag é separar fisicamente os looks dentro da bag. Embale os looks em um papel seda ou outro tipo de embalagem, de modo que fiquem separados no interior da bag. Assims seu cliente irá perceber que está recebendo vários looks já pensados exclusivamente para ele. No final, é claro que ele poderá escolher uma peça de cada look.

Aumente a rotatividade do seu estoque

As bags também são um ótimo lugar para promoções. Ao final das estações, experimente incluir peças da coleção passada nos looks com preços promocionais. É uma ótima oportunidade de despertar o desejo em seus clientes, pois com preços mais baixos, até mesmo estes itens poderão se tornar atrativos.

Imagem de promoção

Peças que estiverem paradas no seu estoque também podem ser enviadas nas bags, isso oxigena seu inventário e abre novas oportunidades para os seus clientes. Muitas vezes o cliente não sabe o que de fato está precisando, e algumas surpresas como peças avulsas e em pequena quantidade podem ser bem vindas.

Mas lembre-se: não exagere na excentricidade. O foco são os produtos que se enquadram no estilo do cliente, um ou outro produto com preço atrativo pode ser eficaz para concretizar a venda.

Conte com o nosso time para ter mais dicas de como aumentar as taxas de conversão e satisfação da sua operação de Fashion Delivery.